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556692814165A JMD Hamoa Urbanismo anunciou a criação da área de Qualidade, Inovação e Assistência Técnica, liderada pelo doutor em engenharia Anderson Kurunczi. Essa iniciativa visa garantir a qualidade dos empreendimentos em todas as etapas: desde a elaboração dos projetos, passando pela execução das obras, até os serviços prestados no pós-entrega. As informações geradas pelo sistema de gestão da qualidade serão insumos fundamentais para fomentar projetos de inovação, assegurando que o aprimoramento contínuo seja uma constante nos empreendimentos assinados pela urbanizadora.
De forma resumida, essa área é dedicada a desenvolver, implementar, monitorar e aprimorar continuamente processos e padrões de qualidade que garantam a satisfação dos clientes, a durabilidade dos empreendimentos e a inovação constante. Utilizando dados concretos e feedbacks, a área promove a melhoria contínua.
Segundo Anderson, a sinergia entre a qualidade de projetos e obras e a qualidade dos serviços prestados no pós-entrega dos empreendimentos é essencial para garantir a evolução contínua e a satisfação dos clientes finais e intermediários. “Durante a fase de projetos e obras, são estabelecidos rigorosos padrões de qualidade que asseguram a conformidade com normas técnicas e a durabilidade das construções. Esses padrões criam uma base sólida para os serviços pós-entrega, onde a manutenção e a assistência técnica seguem protocolos detalhados, derivados dos mesmos critérios de qualidade inicial”, explicou o gestor.
Essa integração visa garantir uma transição suave e eficiente do processo construtivo para o operacional, alinhando os serviços prestados após a entrega com as expectativas estabelecidas durante a construção. Isso permite que cada novo produto lançado se beneficie de aprimoramentos contínuos na qualidade, enquanto os empreendimentos já entregues mantenham o padrão de excelência original.
A sinergia e o alinhamento com a área de inovação são essenciais para o aprimoramento contínuo dos empreendimentos. Dados e insights gerados pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) são utilizados como valiosas fontes de informação para identificar oportunidades de melhoria e desenvolver projetos inovadores. Dessa forma, a inovação se alimenta da experiência prática e dos feedbacks coletados, garantindo a evolução constante da qualidade e a satisfação dos moradores.
Neste contexto, as engenheiras Jaqueline Poletto e Ana Tostes, que já participavam ativamente de todos os trabalhos da área de qualidade de projetos, obras e assistência técnica, agora passam a atuar nesse escopo mais amplo, abrangendo também a qualidade dos serviços pós-entrega e inovação.
Adicionalmente, a atuação dessa área está estreitamente conectada ao setor de Operações, cuja missão abrange desde o projeto até a construção e entrega dos empreendimentos seguindo os rigorosos padrões do SGQ, e ao setor de Serviços ao Cliente, que é responsável por garantir a qualidade dos serviços prestados conforme os padrões estabelecidos pelo Hamoa Quality Service. Essa colaboração assegura que os empreendimentos não apenas mantenham sua qualidade ao longo do tempo, mas também evoluam continuamente com cada novo projeto.
Vale destacar que o programa Hamoa Quality Service já existe e está em aplicação, sendo uma das atribuições do novo setor. Um exemplo foi a recente entrega do Manual de Uso, Operação e Manutenção das áreas comuns do Aquarela dos Poemas Condomínio Fechado e a operacionalização da área de Assistência Técnica, ambos através de software interativo.
O Hamoa Quality Service é definido pelo diretor de Planejamento da JMD Urbanismo, Tarcio Lopes, como "a manifestação do nosso compromisso com a satisfação dos clientes, mesmo após a entrega dos empreendimentos. Por meio dele, asseguramos um acompanhamento contínuo, oferecendo suporte, informações e serviços de qualidade”.
De forma geral, os principais benefícios para os clientes finais e intermediários incluem a garantia de alta qualidade e durabilidade dos empreendimentos, desde a concepção até os serviços pós-entrega, assegurando que suas expectativas sejam sempre atendidas e superadas. Através do Hamoa Quality Service, os moradores recebem suporte contínuo e informações precisas sobre as garantias e manutenções preventivas a serem realizadas, proporcionando tranquilidade e confiança na longevidade das construções. A integração de dados e inovação garante que cada novo projeto seja aprimorado, melhorando continuamente a qualidade de vida dos residentes e adaptando-se às suas necessidades em constante evolução.
As ações em projetos e obras já existentes continuam em andamento, com um cronograma extenso de melhorias e acompanhamento constante.
Com mais de 20 anos de experiência profissional, atuou como gerente de projetos e de operações em indústrias de médio e grande porte e, mais recentemente, como gerente de institutos de tecnologia e inovação, com foco em prestação de serviços de engenharia e PD&I aplicada a desenvolvimento de processos e/ou produtos. Engenheiro e químico, possui mestrado (UFPR) e doutorado em engenharia (UFRJ).