Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165
Todos os setores da empresa foram visitados pelos pets
“Eles são fofos demais. Por onde passavam, arrancavam sorrisos!”, foi esta a definição da assistente executiva, Luana Vitória, a respeito da visita das Labrador Retrievers, Maya, Delta e o Ralph, da raça Golden Retriever, que encheram de alegria os escritórios da JMD Urbanismo e da diretoria de Operações, na tarde da última sexta-feira, 05.
Pet Terapia visitou os escritórios da JMD Urbanismo e da diretoria de Operações da empresa
A visita é resultado do projeto Pet Terapia, desenvolvido por meio de uma parceria entre a 10ª Companhia Independente dos Bombeiros Militares de Sorriso/MT (CIBM), o Hospital Regional de Sorriso e a JMD Urbanismo, através da pasta de Ações Sociais.
Corpo de Bombeiros de Sorriso, Hospital Regional e JMD Urbanismo: parceiros do projeto
Samira Scarabotto, gestora de Ações Sociais da JMD, explicou que a Pet Terapia é realizada exclusivamente no Hospital Regional de Sorriso e tem o objetivo de proporcionar aos pacientes e acompanhantes a sensação de bem-estar físico, mental, emocional e social por meio da interação com os cães que participam do projeto Pet Terapia durante a visita hospitalar.
Ela também falou sobre a visita à JMD: “As sessões de Pet Terapia foram um presente em forma de agradecimento pelo apoio da empresa à realização do projeto”.
“Ficamos imensamente felizes em participar e apoiar projetos sociais dentro do ambiente hospitalar, pois são essenciais para promover um cuidado mais completo e humanizado, demonstrando sensibilidade e preocupação com o bem-estar de todos os envolvidos”, falou a gestora sobre a parceria com a JMD.
Luana: “Eles são fofos demais. Por onde passavam, arrancavam sorrisos!”
Maya, de três anos e sete meses; Ralph, de um ano; e Delta, de seis meses, foram as estrelas da tarde em todos os setores da empresa, onde fotografaram com os membros das equipes em um cartaz instagramável.
Viviane Costa, analista de Operações, disse que se divertiu com os doguinhos. “O legal foi que eles chegaram com tudo aqui e deixaram todos descontraídos. Nos reunimos lá fora para ouvir a apresentação do projeto; porém, eles sempre roubavam a atenção fazendo gracinhas”.
Viviane Costa: “eles roubavam a atenção fazendo gracinhas”
Já a analista fiscal, Adrielle de Oliveira, considerou: "O intuito do projeto social é maravilhoso; os cachorros são lindos e trouxeram um ar de descontração e alegria ao ambiente. É impossível não se apaixonar por eles. Espero vê-los novamente".
" É impossível não se apaixonar por eles”, Adrielle Oliveira
O projeto Pet Terapia, em conformidade com a Política Nacional de Humanização, contribui para a qualidade de vida do paciente e do ambiente hospitalar por meio da presença e interação com os cães devidamente treinados por um Oficial Cinotécnico da 10ª CIBM para fins de intervenções em processos terapêuticos.
Os cães que integram o projeto devem ser castrados, para que não sofram variação de humor e não percam o foco. Além disso, devem apresentar temperamento dócil, sem grau de agressividade, serem sociáveis, terem boa interação com crianças e adultos, e boa aceitação ao toque.
Os animais são higienizados horas antes das visitas, com as unhas cortadas e lixadas, têm os dentes escovados e pelos secos e sempre acompanhados de álcool em gel para esterilização ao toque dos que interagem com eles, evitando a proliferação de bactérias no ambiente. No hospital, desde dezembro de 2023, a visita dos cães acontece uma vez por semana, sempre em dias pré-agendados.
A equipe multiprofissional do Hospital Regional, composta por psicólogos e assistentes sociais, acompanha as visitas, a fim de analisar e registrar a qualidade da interação e as reações do público.
“Analisando os estudos feitos sobre a Terapia Assistida por Animais - Pet Terapia (TAA), participando das visitas técnicas ao Hospital Regional de Sorriso e ouvindo os relatos dos pacientes e da equipe multiprofissional, percebo que o projeto desempenha um papel significativo na melhoria da qualidade de vida e recuperação das pessoas que são contempladas por ele, tanto no progresso terapêutico quanto na promoção do bem-estar emocional e físico”, finalizou a gestora de Ações Sociais, complementando que os avanços são percebidos tanto nos pacientes hospitalizados quanto em familiares e acompanhantes, além de todo o quadro de colaboradores do hospital.
- Promover o bem-estar do paciente por meio das visitas dos cães;
- Melhorar a qualidade do ambiente hospitalar por meio da presença dos cães;
- Oferecer momentos de alegria e descontração;
- Fortalecer vínculos solidários entre pacientes, acompanhantes, visitantes e colaboradores;
- Estimular a interação social;
- Proporcionar a oportunidade de manifestação de afeto;
- Favorecer a diminuição da ansiedade e do nível de estresse;
- Auxiliar na normalização de batimentos cardíacos e níveis de pressão arterial;
- Promover a redução e o alívio em situações de tensão;
- Favorecer a melhora do sistema imunológico;
- Possibilitar o aumento da autoconfiança e resgate da autoestima;
- Estimular sentidos como tato, visão, olfato e audição.