Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165
Na manhã da quarta-feira, 22, todas as equipes do Departamento de Operações da JMD Urbanismo iniciaram o treinamento de implantação de uma área específica para a gestão de qualidade das obras. O Sistema Gestão de Qualidade de Operações (SGQ) foi apresentado aos colaboradores na sede da empreendedora, com o objetivo de criar métricas para a qualidade das obras entregues pela JMD.
A data é o marco da implantação do SGQ envolvendo as áreas de Projetos, Execução e Suprimentos / Orçamentos.
O gestor de Projetos Estratégicos da empresa, Anderson Domingos, responsável pelo desenvolvimento do planejamento, explicou que este é um movimento que teve início com a assessoria da Falconi Consultoria, com foco na melhoria dos processos de gestão das obras. Conforme a implantação foi acontecendo, segundo ele, foi-se percebendo a necessidade de um projeto mais abrangente nas áreas relacionadas às operações das construções.
Está auxiliando no desenvolvimento desta primeira fase da implantação a engenheira civil Eliane Jorge dos Santos, que é especialista em Gestão de Obras e mestre em Habitação: Planejamento e Tecnologia, com experiência em Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade para Construtoras e Laboratórios de Ensaio e Desempenho de Fornecedores da Cadeia de Construção Civil.
Ela detalhou que a tática inclui um ciclo inicial de três meses com entregas estabelecidas juntamente com o planejamento estratégico da implantação.
A inserção da área de Qualidade no Departamento de Operações da JMD tem o objetivo de garantir que o que o cliente espera receber referente às obras dos produtos da empresa seja efetivamente entregue. “Além do essencial, estamos trabalhando para garantir que os diferenciais sejam percebidos pelos clientes”, explicou a engenheira.
O treinamento está validando com as equipes os requisitos sobre o que os clientes esperam para que se possa então criar a padronização de processos.
Diretor de Operações da JMD Urbanismo, Gustavo Ropelli, falou que a criação da área reflete a intenção de que a empresa entregue sempre mais qualidade aos clientes, tanto internos quanto externos.
“Dentro do que estamos propondo evoluir no Departamento de Operações, qualidade é algo latente que sempre precisamos otimizar mantendo o ciclo de melhora. Temos cidades, produtos e clientes diferentes e estamos nos preparando para operar de forma inédita em relação ao número de obras”, disse o diretor referindo-se à quantidade de construções em andamento que a urbanizadora deverá começar em 2024. Em 2023, já são três empreendimentos em fase de obras, concomitantemente: Hamoa Resort Rio Verde, em Rio Verde (GO); Aquarela dos Poemas e Aquarela da Mata, ambos em Sinop.
Ele frisou que a projeção da empresa é de chegar, nos próximos 12 meses, em torno de oito empreendimentos em construção ao mesmo tempo. Alguns em cidades e estados diferentes.
Ropelli contou também que a implantação do SGQ teve início em 2022 com processos implantados em consultoria com a Falconi, inicialmente focada em gestão. “Percebemos quais eram as prioridades e como deveríamos trabalhar para chegar na ação que estamos hoje. Nesse período, reestruturamos o departamento, cargos e funções, inserimos cargos específicos, dividimos atribuições, mudamos no escritório e na obra. Conseguimos montar uma equipe focada na produção”, enumerou.
Sobre a forma como será conduzido o planejamento de implantação do SGQ, Anderson Domingos afirmou: “Identificamos no mercado brasileiro profissionais de referência no assunto e os buscamos para nos auxiliar. São pessoas que ajudarão de forma rápida a dar um salto no processo”.
A agenda de treinamentos reúne auditoria em obra, tanto no Aquarela dos Poemas, quanto no Hamoa Rio Verde, revisão dos pontos-chave do treinamento e reunião de avaliação de desempenho, validação de procedimentos para perfil de desempenho, planejamento de qualidade para o Aquarela da Mata, Plano de Controle tecnológico e planejamento das ações para 2024.
“Intenção é finalizar o treinamento com o entendimento coletivo de toda a política de qualidade a ser montada”, concluiu Gustavo Ropelli.