Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165
Frentes de trabalho sinalizadas: foco na saúde e segurança dos trabalhadores em todos os canteiros de obras
“A organização do canteiro de obras é essencial para uma gestão assertiva e transparente. Promove maior controle de qualidade, insumos e materiais fornecidos”, afirma Lucas Leonardo Martins, gestor de obras do Hamoa Resort Residencial Rio Verde (GO). Ele define o programa de Gestão de Canteiro de Obras, implementado desde agosto de 2023 pelo Sistema de Gestão de Qualidade do Setor de Operações (SGQ) da JMD Hamoa Urbanismo, como fundamental para todas as áreas destinadas à construção dos empreendimentos da empresa.
O primeiro em execução a receber o novo formato foi o do Hamoa Resort Residencial Rio Verde (GO), que atualmente está em 63% do cronograma previsto de suas edificações.
Hamoa Rio Verde: vista área das obras do complexo social. Em primeiro plano, parque aquático
O Aquarela da Mata Condomínio Fechado, em Sinop (MT), foi lançado e teve as construções iniciadas em outubro de 2023 já com a nova modalidade. Atualmente, está em 14% do cronograma, contabilizando 100% do corte e aterro, 20% das obras civis, 23% dos três espaços gourmet, 6% do pórtico, 25% da drenagem e 51% do muro de fechamento.
Barras de ferro são organizadas por medida e formato. Dispostas em suportes que evitam contato com o solo. Os compartimentos são subdivididos com vários pés, para que barras compridas não fiquem suspensas, a fim de evitar danos no formato original
Com valor estimado em R$ 88 milhões, o condomínio deverá ser concluído em dezembro de 2026, gerando em torno de 1500 empregos, direta e indiretamente, até o fim do período programado, em 14 frentes de trabalho: pórtico, administrativo, prédio operacional, restaurante, academia, apoios para espaços esportivos, quadras de tênis, quadras cobertas de beach tennis, drenagem das vias, campos de futebol, muro de fechamento e espaços gourmet A, B e C.
Baias para armazenamento de areia e brita, no Aquarela da Mata: base em concreto para evitar contato com o solo, mantendo qualidade do produto. Fechamento lateral, para prevenir a mistura de produtos ou contato com o solo
Para Valdomi dos Santos, gestor de obras do Aquarela da Mata, o programa possibilita melhor gestão do que está sendo gasto na obra, maior controle dos serviços e otimização da qualidade de serviços. “O novo formato promove produtividade, evita acidentes e poluição visual, gerando benefícios a todos os envolvidos”, disse.
Em Jataí (GO), o Hamoa Resort Residencial foi oficialmente lançado em 22 de março. Seu canteiro de obras está ativo desde 17 de fevereiro.
O cronograma de construções está estipulado para 36 meses e tem previsão de entrega aos condôminos para março de 2027. Com um orçamento previsto em R$ 130 milhões, espera-se que, nesses três anos, mais de dois mil empregos diretos e indiretos sejam gerados, movimentando a cadeia da construção civil da cidade.
Lucas Perroni da Silva, gestor de obras do Hamoa Jataí, destacou que a nova modalidade de canteiro de obras permite assertividade de compras e armazenamento de materiais. “Facilita o controle de todos os itens em estoque e, além disso, a organização minimiza os riscos de acidentes de trabalho.”
O programa de Gestão de Canteiro de Obras, conforme Anderson Domingos, gestor de Projetos Estratégicos da JMD, tem como um de seus grandes objetivos assegurar ao cliente final a qualidade dos produtos entregues, bem como o cumprimento dos prazos estabelecidos e a promoção de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Jaqueline Poletto, engenheira de produção e analista de qualidade do setor de Operações, explicou que a prevenção de acidentes também é um fator imprescindível neste modelo. “A saúde e segurança do trabalho formam um pilar essencial na gestão do canteiro de obras. Envolve, continuamente, cuidado e ações de conscientização e prevenção de acidentes com treinamentos, integração de todos os membros das equipes antes de iniciarem o trabalho, além de um acompanhamento diário dos serviços em execução e orientações diversas”, explicou.
Ainda segundo Jaqueline, o processo reduz significativamente o risco de acidentes e lesões. A eliminação de obstáculos, a correta sinalização de áreas perigosas e a manutenção de vias claras de acesso são essenciais para a segurança dos trabalhadores.
São diversas atividades conjuntas que ocorrem durante a execução das obras dos empreendimentos, por isso, a importância da gestão eficiente dos canteiros.
Devidamente em operação, os resultados do programa já são observados em diversos aspectos, dentre eles, na eficiência operacional, trazendo ao cliente maior garantia de qualidade e vida útil dos projetos entregues.
No acesso e movimentação de materiais, por exemplo, é possível organizar os canteiros de modo que os itens estejam acessíveis e armazenados de forma lógica, o que facilita o fluxo de trabalho e reduz o tempo perdido em deslocamentos desnecessários.
Organizar os canteiros de forma lógica torna os itens acessíveis, facilita o fluxo de trabalho e reduz o tempo perdido com deslocamentos desnecessários.
A gestão permite também a prevenção de perdas e danos de materiais e ferramentas, evitando custos e atrasos.
“O novo layout do canteiro de obras promove o trabalho com maiores resultados em várias frentes ao mesmo tempo”, disse Gustavo Santos da Silva, gestor geral de Obras da JMD Hamoa Urbanismo.
Para ele, o novo conceito maximiza o tempo em cada atividade, proporcionando maior produtividade.
Gustavo destacou também que outro ponto importante do programa é a separação de itens do estoque por afinidade. “É possível ter uma visão mais ampla do fluxo de compras e das etapas futuras do cronograma de obras.”
Separação de itens do estoque por afinidade melhora a visão do fluxo de compras e do cronograma de obras.
A organização do canteiro reduz ainda o desperdício de materiais por meio de melhor armazenamento e manuseio, diminuindo os gastos gerais e o uso mais eficaz da mão de obra e dos equipamentos, evitando a utilização desnecessária de recursos e reduzindo custos.
Há que se destacar ainda os benefícios com produtividade com a otimização do fluxo de trabalho, pois há disposição mais eficiente do canteiro, com execução mais rápida e coordenada do trabalho, minimizando interrupções e evitando atrasos causados por problemas logísticos relacionados ao posicionamento inadequado de materiais ou equipamentos.
Todo o processo aplicado na otimização dos canteiros de obras resulta em ambientes organizados que apoiam na execução de tarefas de acordo com as melhores práticas da indústria, impactando diretamente na qualidade do trabalho final e, consequentemente, em menos erros e espaços mais organizados.