Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165São muitos motivos que levam as pessoas a virarem fãs do beach tennis, mas nada supera o encontro de gerações em quadra, o fato deste ser um esporte de família. Casais saindo para jogar juntos, formando novos grupos de amizade. Filhos seguindo os passos dos pais e interessados no esporte. Esse conjunto trouxe o atleta sinopense, Enzo Umburanas, 18 anos, ao esporte de areia e hoje desponta como o primeiro mato-grossense a pontuar na Federação Internacional de Tênis (ITF).
A inspiração para o esporte começou cedo em casa e a família ainda é a principal incentivadora do jogador.
Enzo é filho de esportistas. Segundo ele a mãe, Francielly Garcia Umburanas, sempre teve uma escola de natação, o que o permitiu iniciar muito jovem na modalidade. Ao mesmo tempo, acompanhava o pai, Helder Umburanas, nas mais diversas atividades esportivas.
“Fomos influenciados pelo Helder que despertou em todos nós o amor pelo esporte. Nossos filhos, Enzo e Cauana, cresceram neste meio e sempre fizemos questão que algum esporte fosse presente em suas vidas, tanto pelos benefícios à saúde, quanto pelo desenvolvimento emocional e social que as atividades promovem”, explicou a mãe.
Já o pai disse que Enzo está há pouco mais de um ano treinando em Campinas (SP). “Ainda em Sinop começou a ter bons resultados e conseguimos que ele fosse inserido no time técnico da seleção brasileira juvenil de Beach Tennis e fundador da Juca BT, Juca Russo”, detalhou, explicando que “além da oportunidade de jogar profissionalmente, também é uma excelente possibilidade de crescimento pessoal, num ambiente esportivo e super sadio. Ele treina com alguns dos atletas que estão ranqueados entre os 100 melhores do mundo. Está num ambiente muito bom”.
Segundo ele, é de fundamental importância o apoio da JMD Urbanismo, uma das patrocinadoras do jogador: “isso permite que ele tenha tratamento profissional: treinador, fisioterapeuta, acompanhamento emocional, nutricionista e Pilates, ou seja, ele tem uma equipe multidisciplinar que faz toda a diferença e está ajudando muito em seu crescimento. E isso tem um custo financeiro muito alto”, conta Helder, complementando que Du Gutierrez, que é técnico de vários atletas de ponta, também está treinando Enzo.
Enzo recorda: “Comecei na natação com minha mãe e cheguei a algumas competições. Além disso, sempre acompanhei meu pai em jogos de tênis e ficava o assistindo jogar.”
A transição da natação para o tênis foi gradual. Enzo começou a fazer aulas de tênis e logo ingressou nas competições. “Do tênis para o beach foi natural. Comecei a fazer aulas de beach tennis e, quando percebi, já estava competindo num torneio no Mondrian Residencial. Ali entendi que este esporte era o que eu realmente queria para a minha vida”, completou Enzo.
Sobre os planos futuros, Francielly destaca que a família planejou uma vivência externa para o crescimento e amadurecimento do filho. “Se ele não fosse treinar profissionalmente, faria intercâmbio para ter a experiência da vivência fora de casa”, falou.
Em se tratando de beach tennis o atleta já determinou suas metas: “Quero chegar aos tops e, para isso, ter uma rotina de torneios cada vez mais intensa, viajando mais para jogar, pontuando e entrando em mais torneios. Quero estar preparado e buscar vitórias para subir no ranking”.
O treinador Juca Russo observa que o primeiro ano de treinos foi dedicado à melhoria de jogo. “Neste período praticamente não jogou porque estava se profissionalizando, mas disputou seu primeiro ITF. Em 2023 ele vai jogar nos torneios profissionais e será fundamental para seu crescimento”.
Helder reforçou que o objetivo de Enzo é chegar ao fim deste ano entre os 500 do mundo. “A meta em 2022 era pontuar e ele conseguiu como primeiro atleta de MT a listar no ITF”.
Também caminhando para este projeto, Enzo já se prepara como professor da modalidade. Para a carreira são três etapas de avaliação e o atleta já finalizou a primeira.
Observando a evolução do filho, a mãe, Francielly, comemora: “chego a alguns lugares e sou reconhecida como mãe do Enzo. As pessoas o elogiam, tanto pessoal como profissionalmente. Eu fico muito feliz com a forma como tudo está se encaminhando e, claro, estamos muito orgulhosos dele”.
A carreira do primeiro ITF de Mato Grosso passa pelos condomínios implementados pela JMD Urbanismo. Enzo e a mãe contam que, além de participar de torneios nos empreendimentos, ele também treinou nas quadras do Mondrian Residencial, Portal da Mata Residencial, Carpe Diem Resort Residencial e Alameda das Cores Residencial. “Ainda hoje quando venho a Sinop me exercito na academia do Alameda e participo de jogos nos condomínios”, salientou.
A JMD Urbanismo, uma das patrocinadoras do atleta, é referência na criação de condomínios fechados e bairros planejados abertos com o conceito de bem-estar e saúde, com vastas áreas verdes para ciclismo e caminhada, além de diversos equipamentos esportivos, dentre eles a academia, quadras e campos.
ESPORTE COMO ESTILO DE VIDA
Assim como na carreira do atleta sinopense, o esporte traz diversos benefícios, dentre eles: estimula a convivência em grupo; ensina a respeitar regras; prepara para lidar com frustrações; diminui o risco de doenças mentais; combate a obesidade infantil e aprimora a cognição.
Estudos reforçam também que a prática desenvolve a coordenação motora; ajuda a incorporar hábitos saudáveis e melhora a aptidão física.
O exercício físico regular ainda pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral.