Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165
A generosidade é uma habilidade subestimada no mundo dos negócios, mas extremamente importante para líderes e profissionais em todos os níveis.
Infelizmente, muitas vezes é vista com desconfiança no ambiente de trabalho. Quando pensamos em gestão, a gentileza não parece ter muito a ver com isso, mas os líderes inspiradores são aqueles que praticam a generosidade no dia a dia, seja dando feedbacks negativos ou contratando novos colaboradores.
A gestora de Pessoas e Cultura Organizacional da JMD Urbanismo, Mariana Gontijo, descreve que: “ser generoso é, mesmo em meio à correria do dia a dia, priorizar pessoas em detrimento de coisas, por exemplo, sendo cauteloso com palavras e atitudes”.
Ela enfatizou ainda que a generosidade é um ótimo filtro para as relações interpessoais. “Estar com problemas, muitas demandas, não significa ter o direito de ser grosseiro com outras pessoas, pelo contrário, em qualquer situação, a gentileza sempre será bem vinda, manterá as portas abertas e diz muito sobre nossa postura profissional”, enfatizou.
Segundo o site “O Futuro das Coisas”, a generosidade, palavra que vem do latim generosus – significando “parente”, “clã”, “raça”, que por sua vez tem raiz indo-europeia, gen, que significa gerar ou fazer nascer –, até o século 16 refletia um senso aristocrático de pertencer a uma linhagem nobre. Ser generoso era literalmente uma forma de dizer “pertence à nobreza”.
Durante o século 17, o significado e o uso da palavra começaram a mudar. Generosidade passou a identificar, cada vez mais, não a herança familiar, mas uma nobreza de espírito associada a qualidades admiráveis de uma pessoa, não mais dependendo da sua história familiar.
A generosidade é definida pela Universidade de Notre Dame como “a virtude de dar coisas boas aos outros de forma espontânea e plena.” Não em dar presentes, mas em ajudar outras pessoas, seja compartilhando tempo, energia, recursos materiais e conexões sociais.
Mas, afinal, o que é ser generoso e por que as empresas estão valorizando cada vez mais essa qualidade?
Ser generoso é tratar os outros com dignidade e respeito, criando um ambiente de trabalho onde todos se relacionam e colaboram em harmonia. Profissionais valiosos são aqueles que sabem cooperar, se conectar com as necessidades dos outros - sejam clientes ou colegas - e liderar de forma eficaz.
Quando nos dispomos a ajudar os outros, seja através de um gesto pequeno ou de um ato significativo, estamos exercitando a empatia e a compaixão. Essa atitude nos permite sair um pouco do nosso próprio mundo e nos conectarmos com as necessidades e desejos dos outros. Isso nos ajuda a colocar as coisas em perspectiva e a perceber que nem sempre os nossos problemas são tão grandes quanto imaginamos.
Ao ajudarmos os outros, também nos sentimos úteis e valorizados. Essa sensação de contribuição para o bem-estar de alguém pode aumentar a nossa autoestima e nos deixar mais confiantes. Essa confiança se reflete em todas as áreas da nossa vida, inclusive no trabalho. Quando estamos mais felizes e confiantes, somos mais produtivos e criativos, o que pode nos ajudar a alcançar o sucesso profissional.
Além disso, a generosidade também pode nos ajudar a viver mais tempo, conforme pesquisa da Australian Health Review. Estudos têm mostrado que pessoas que praticam atos de generosidade regularmente têm uma expectativa de vida maior.
Isso pode estar relacionado ao fato de que ajudar os outros reduz o estresse e fortalece o sistema imunológico. Afinal, quando estamos focados em ajudar ou contribuir com os outros, deixamos de lado os nossos próprios problemas e preocupações, o que pode nos levar a viver uma vida mais leve e saudável. Lembrando que ser generoso não nos exime das nossas responsabilidades em detrimento das outras pessoas, e jamais poderá ser usado como justificativa para não ter feito que deveria ter sido feito. Ser generoso é apesar de: ocupado, estressado, triste, cansado; eu contribuo contigo também.
E os benefícios da generosidade não param por aí, ela tem um significativo impacto positivo na nossa saúde mental. A generosidade está associada a uma maior sensação de gratidão e satisfação com a vida. Quando ajudamos os outros, nos sentimos parte de algo maior e isso traz um senso de propósito e significado para a nossa existência. Além disso, a generosidade também estimula a liberação de hormônios como a ocitocina, conhecida como o "hormônio do amor", que nos faz sentir bem e fortalece os nossos relacionamentos.
Portanto, ser generoso não é apenas uma forma de ajudar os outros, mas também uma forma de melhorar a nossa própria vida.
Ao ficarmos menos nervosos, estarmos mais felizes no trabalho, termos mais sucesso, vivermos mais tempo e termos mais saúde mental, podemos desfrutar de uma vida mais plena e satisfatória. Então, que tal começar a praticar a generosidade hoje mesmo? Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença!