Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165A JMD Hamoa Urbanismo anuncia uma importante conquista para a companhia: seu Relatório dos Auditores Independentes. Nele, a Moore Stephens Brasil – uma das maiores redes de auditoria, consultoria e outsourcing do mundo – certificou que as demonstrações financeiras da JMD passaram por um processo de auditoria externa e estão em conformidade com as normas internacionais de contabilidade.
A gestora de Relacionamento com sócios da JMD Hamoa Urbanismo, Vanessa Lorini, explicou que a empresa iniciou as operações de auditoria em 2016. “Nossa meta desde então foi dar segurança aos nossos parceiros, gerando cada vez mais confiança na empresa”, explicou, complementando: “A conquista do parecer auditado gera um nível maior de credibilidade para todos os envolvidos em nossos negócios, como governos, bancos, clientes, parceiros, sócios, fornecedores, entre outros”.
O especialista em auditoria, controladoria, contabilidade e relatórios da Moore Stephens Brasil, Alexandre Tadeu de Almeida, disse que o objetivo inicial era aumentar o nível de governança e garantir que as demonstrações financeiras da JMD seguissem todas as práticas contábeis exigidas para empresas auditadas.
Segundo ele, o grupo de trabalho estabeleceu para o ano de 2024 a meta de alcançar um nível de governança que permitisse auditoria. “Esse avanço significativo permitiu que a JMD apresentasse demonstrações financeiras auditadas, comparáveis às de qualquer grande corporação”, detalhou, comemorando: “É um marco histórico para a empresa”.
Alexandre Tadeu acrescentou ainda que, com a auditoria completa, a JMD agora é vista com um nível de governança muito bom, o que aumenta a confiança de parceiros, clientes, fornecedores e instituições financeiras. “A empresa está pronta para apresentar suas demonstrações financeiras a qualquer interessado, sem nenhuma diferença em relação a outras grandes corporações”.
O gestor Contábil da JMD, Adriano Santos, descreveu que, ano após ano, os processos de auditoria passaram por revisões. “Viemos nos preparando para sermos auditados para alcançar um parecer de auditoria externa, no sentido de adotar boas práticas de normas contábeis a partir da gestão das rotinas”.
Santos destacou a internalização do setor Contábil da JMD, medida que integrava o sistema de melhorias para o alinhamento entre estratégias e a execução, tanto financeira quanto contábil. “Em 2022, a internalização da contabilidade veio para potencializar o objetivo de alcançar o relatório de hoje”, comemorou, concluindo: “A revisão e diagnóstico tinham o objetivo de promover a aderência às boas práticas da contabilidade. Isso implica em modificar rotinas, otimizar a governança e obter equipe qualificada. Um dos pontos contemplados ali era a prerrogativa da contabilidade interna, que tínhamos total condição de alavancar e potencializar, o que nos tornaria mais focados no objetivo de alcançar o Relatório dos Auditores Independentes”.
Para ele, a auditoria confirmou que os relatórios financeiros da empresa estão adequados para apresentação e de acordo com as práticas adotadas nacional e internacionalmente, pois as normas contábeis são de padrão internacional. “Aumenta o nível de credibilidade sobre toda a estrutura financeira e sobre o negócio, mostrando que é sólido, confiável e transparente”.
Integrou o processo de planejamento para este marco o advogado tributarista, Bruno Sartori Ferriani, da Fornazari, Sartori, Sanchez e Jamal Advogados (FSJ Advogados), que observou que o trabalho jurídico envolveu ampla gama de questões, incluindo aspectos tributários, societários e contratuais.
A relação entre a empresa e o tributarista começou em 2021. Ele enfatizou que, desde o início, a companhia já se mostrava bem estruturada, com uma cultura interna rica e um zelo notável na condução dos negócios. “Cada agente envolvido tinha uma responsabilidade clara, o que facilitou o trabalho jurídico”, frisou.
Para ele, a certificação é uma consequência lógica da cultura interna da JMD. "Mesmo antes da certificação, a companhia já demonstrava um grau de sofisticação e confiabilidade similar a muitas multinacionais. A JMD está mais do que preparada para expandir sua presença no mercado, tanto nacional quanto internacionalmente”, analisou.
Participar do processo foi uma experiência gratificante para o advogado. Destacou a liderança e visão da administração da empresa que, segundo ele, conduz os assuntos técnicos de maneira colaborativa e inteligente. “Esse modus operandi é compartilhado por toda a companhia, desde a contabilidade até o time de operações, criando um ambiente propício para uma advocacia estratégica e eficaz.”
Vanessa Lorini observou que os resultados foram alcançados, porém, ainda há muito a acontecer. “Neste momento estamos debatendo uma reorganização societária, validando as estratégias e qual o melhor caminho societário para o nosso futuro”.
Ainda sobre a obtenção do Relatório dos Auditores Independentes, Vanessa considera: “Começamos a ter outra visibilidade e isso é muito importante".
Vanessa destacou ainda a importância do time de profissionais envolvidos. “Estamos sendo abençoados com pessoas muito boas. É inegável o quanto as pessoas certas fazem o negócio ir muito além. Hoje a equipe da contabilidade é muito focada. A nossa base do dia a dia são essas pessoas”, disse, complementando: “Estamos falando em estratégia, mas se não tivéssemos uma base muito sólida, nada disso seria possível”.
Ela finalizou comemorando: “É muito legal fazer parte disso, estar em uma companhia que é preocupada com a organização, governança e em estar adequada às boas práticas. Somos de Sinop, uma empresa que nasceu no interior de Mato Grosso e temos muito orgulho desta conquista”, celebrou, concluindo: “É nossa busca em ser referência em todas as áreas, para entregar sempre os melhores resultados, refletindo na qualidade final do produto e, consequentemente, nosso maior foco, o cliente”.
Adriano Santos também comemorou o marco: “É uma conquista muito grande. Precisamos, de fato, comemorar. Estes são frutos que começamos a colher. Estendo aqui minha gratidão e reconhecimento a todas as pessoas envolvidas neste processo. Em especial ao time da Contabilidade”.