Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!
Fale Conosco
Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453
Fale pelo WhastApp
556692814165Um monumento de grande porte está em construção na entrada do Hamoa Resort Residencial Rio Verde. Seu pórtico de acesso nasce como marco arquitetônico para a cidade. São 79,88 metros de comprimento e 15,56 de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares e meio.
O portal de acesso ao condomínio é em formato de semicírculo, com as bases laterais fixadas no chão, vão livre de 56,76 metros e 1200 metros quadrados de área coberta, conforme dados do diretor de Operações da JMD Urbanismo, Gustavo Ropelli, que prevê a conclusão do pórtico de entrada do Hamoa Rio Verde para o segundo semestre de 2023.
Já a estrutura completa do condomínio tem entrega prevista para 2025 e é resultado da parceria entre a JMD Urbanismo, como desenvolvedora imobiliária e a Kuhn Empreendimentos, proprietária da área onde será construído o condomínio.
Segundo ele, a obra do pórtico que está com orçamento previsto para R$ 4 milhões, é dividida em três etapas: fundação, estrutura metálica e cobertura.
Ao todo o serão 360 metros cúbicos de concreto na base; aproximadamente 150 toneladas de aço; quase 700 metros quadrados de ACM (espécie de composto de alumínio de alta resistência) no revestimento da estrutura; 358 metros cúbicos de concreto; 1300 metros quadrados de telhas metálicas e 980 metros quadrados de forro em PVC, dentre outros.
A estrutura passa por uma série de verificações de diligenciamento e inspeção, desde a validação dos dados do projeto, até qualidade de materiais e prazos de entrega.
Responsável pelo diligenciamento e inspeção da obra do pórtico de acesso do Hamoa Rio Verde, a RG3 Consultoria é a empresa que tem a função de assegurar a qualidade das estruturas e coberturas metálicas, desde a concepção do projeto até a fase de montagem.
O diligenciamento garante que o produto seja entregue dentro do prazo e de acordo com o contrato. Já o processo de inspeção assegura que a obra esteja em conformidade com as especificações técnicas atingindo o nível de qualidade esperado.
Para o diretor da RG3 e mestre em Engenharia Civil, Guido Denipotti, “o trabalho consiste na inspeção e diligenciamento da fabricação e montagem das estruturas e coberturas metálicas”.
Ele explicou que a primeira norma utilizada neste processo é a NBR 8800, relacionada a projetos de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. “A partir desta norma, outras são consultadas e utilizadas conforme o desenvolvimento dos processos”, disse.
O trabalho da consultoria é garantir que todas as premissas qualitativas sejam garantidas.
Para isso, durante a fabricação e montagem são realizados diligenciamentos para verificação das matérias-primas e conferências das medidas dos materiais em processo.
A consultoria ainda faz a averiguação de equipamentos de medições, processos, qualificações dos colaboradores fabris e de certificados de qualidade dos consumíveis (como soldagem e pintura).
Também são realizados ensaios diversos nas soldas e pintura, dentre eles os de aderência da tinta e medida a espessura da tinta. Os ensaios também verificam se a tinta utilizada é a adequada para garantir a proteção anticorrosiva do portal.
Dentre as verificações estão ainda as relacionadas à estocagem do material em obra antes da montagem e execução, inclusive com ensaios até no aperto dos parafusos. O relatório da RG3 também orienta a execução dos processos em obra, a exemplo, até como devem ser executados corretamente os retoques de pintura.
“Em relação à obra do pórtico, a principal especificidade é sua arquitetura. Trata-se de uma obra de arte, o que dificulta sobremaneira o detalhamento, pois cada chapa, cada detalhe, tem o seu projeto específico, diferentemente do que ocorre na maioria das obras”, disse Guido, completando: “Por causa disso é que temos imensa satisfação em participar deste projeto”.
Para o engenheiro-chefe do projeto, Ronaldo Bedin “este pórtico é de um projeto nunca visto e nunca executado. É um verdadeiro monumento. Uma escultura no condomínio”.
Bedin detalhou que a engenharia está presente para dar segurança ao conjunto. São ferramentas, cálculos e combinações de carregamentos para dar viabilidade ao projeto. “São estudos, pré-lançamentos e concepções estruturais que nos embasam na forma em que a obra deve ser executada dentro dos parâmetros e normas”, disse ele, destacando que neste projeto em específico, o detalhamento é mais difícil que a própria fabricação, pois é totalmente pré-montado.
“É nosso grande desafio. Um projeto inédito, pois cada emenda, cada ligação, cada detalhe é único. Estamos construindo uma história sobre esse pórtico, um talento estrutural para todo o país. É um grande desafio para a engenharia do Brasil. Me sinto muito honrado em fazer parte disso”, comemorou Bedin.
Gustavo Ropelli, Diretor de Operações da JMD Urbanismo, explicou ainda que devido às dimensões do pórtico e a necessidade de uma perfeita execução, foi contratada empresa de referência no mercado nacional para a fabricação das estruturas. “A Globsteel é a responsável pela execução e instalação de várias obras de alto valor agregado, com experiência na execução de estruturas metálicas”.
O diretor técnico da Globsteel, Lino Nunes, explicou que a obra é composta por arcos treliçados com vãos livres de 66 metros. “É um verdadeiro monumento da Engenharia”, disse.
Ele frisou ainda que a complexidade está presente em todas as etapas, desde a locação dos chumbadores, passando pelo detalhamento em 3D até a fabricação e montagem em obra. “O padrão de repetição de peças ocorre em pequena escala, o que demanda um trabalho importante de detalhamento e com dimensões bem peculiares”.
Segundo o Nunes, é importante ressaltar a participação da RG3 Consultoria que, juntamente com a Globsteel, tem acompanhado os passos da fabricação, verificando medidas, especificações de pintura, relatórios de fabricação, qualidade de soldagem, certificados de qualidade do material empregado, entre outros pontos de verificação.
“Todo esse trabalho busca a garantia da qualidade, tornando o projeto o mais fidedigno possível à sua concepção. Muito longe de uma simples portaria, é uma verdadeira revolução no conceito de condomínios residenciais”, disse.
As asas abertas de uma arara-vermelha inspiraram o design do portal de entrada do Hamoa Resort Residencial Rio Verde.
O arquiteto e urbanista, Deraldo Campos, idealizador do projeto do pórtico, explicou que o obelisco, apesar de ser um monumento de grande porte é, ao mesmo tempo, leve. “E o conjunto deve-se ao design aplicado às cores e formas que resultaram numa bela composição”, admirou Campos.
Segundo ele, o objetivo da criação é proporcionar encantamento, um convite a entrar num mundo de possibilidades oferecidas dentro do condomínio horizontal de conceito resort.
Ainda sobre o significado do portal, o arquiteto e urbanista afirmou que a intenção é fazê-lo encantar e convidar as pessoas a este novo lugar que influenciará suas vidas e de suas famílias. “Outra função do monumento é que seja agradável esteticamente, tanto para quem vive ali, quanto para os moradores do entorno”, acrescentou.
Além de um imponente marco arquitetônico, o portal de acesso também tem o objetivo de oferecer mais segurança, uma das maiores preocupações da JMD Urbanismo em seus produtos e o Hamoa Resort Residencial Rio Verde, traz importantes inovações neste quesito, utilizando sofisticados equipamentos e equipe especializada. Tudo planejado e entregue totalmente executado para utilização.
O pórtico de entrada do Hamoa Resort Residencial Rio Verde integra:
• Guarita para acesso social: três vias para acesso social (condôminos e visitantes) e uma estratégia que será destinada conforme a necessidade do fluxo. Essa terceira via pode ser utilizada também para entrada de convidados em eventos maiores.
• Guarita para acesso de serviços: sistema viário com três faixas para o acesso de serviços facilitando estacionamento em horários de grande fluxo.
• Guarita de pré-cadastro de prestadores de serviços e outros fornecedores.
• Vagas de estacionamento para veículos em espera de aprovação para o acesso.
Dentre os itens que compõem a entrada, destaque para:
• Controle de acesso com dois portões no formato eclusa (abertura do segundo somente após o fechamento completo do primeiro).
• Entrada exclusiva para fornecedores e prestadores de serviços.
• Fechamento de todo o perímetro com muro de três metros de altura e cerca elétrica com seis fios (um metro de altura)
• Circuito de câmeras com dezenas de pontos estratégicos
Já as guaritas social e de serviço, contam com vidros blindados, sistema informatizado para controle de acesso e verificação biométrica (digital e facial) e operação planejada para otimização de acesso de condôminos e convidados, sem fragilizar a segurança.
Na composição arquitetônica externa ao condomínio, além da guarita de cadastro, também estará presente o prédio administrativo, que será entregue completamente equipado e mobiliado na inauguração do empreendimento.
A equipe de gestão que atuará no local é previamente contratada e treinada, evitando um árduo trabalho de recrutamento por parte da diretoria que será empossada logo na entrega do condomínio resort residencial.
O espaço conta ainda com sala de reuniões para locação de condôminos e para reuniões da diretoria do condomínio.