Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Fale Conosco

Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453

66 3531 9505

Fale pelo WhastApp

556692814165
21 de JANEIRO de 2021
Empreendimentos Esportes Estilo de vida Vida por um outro olhar

O que é padel e como se joga esse esporte dinâmico

Novidade em Alta Floresta, esse esporte terá seu espaço no Aquarela Hamoa

O que é padel?

É um esporte praticado em duplas, fácil de aprender e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil por trazer vários benefícios à saúde como reduzir o risco de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral. Um dos esportes de raquete mais divertido, pois a bola não pode parar, são as paredes das quadras que ajudam a recolocar a bola em jogo, dando mais emoção e dinamismo à disputa de cada ponto.

 

Equipamentos para o padel
Entre as diferenciações do padel estão a raquete, a bola e a quadra. A raquete é fabricada com fibra de carbono e possui um cordão de segurança, de uso obrigatório. Quanto mais leve, maior a velocidade obtida e melhor a resposta na rede, quanto mais pesadas, mais difíceis de manusear, porém, a potência é maior. A bola de cor branca ou amarela, distingue-se da de tênis por ter um pouco menos de pressão. A quadra tem 20m de comprimento por 10m de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais é cercada por alambrados e o piso geralmente é de cimento.

 

Como jogar o padel?

A partida é disputada dois contra dois, iniciada com o saque que deve mandar a bolinha em diagonal por cima da rede, até a área de saque da outra equipe e termina pela impossibilidade de devolução da bola sem ter quicado no chão. A duração é de três a cinco sets, sendo cada um deles com seis games. A escolha do lado da quadra em que a dupla começará jogando e o direito de iniciar sacando serão decididos por sorteio.

Quanto a pontuação, é igual à da partida de tênis, onde o primeiro ponto é contado como 15, o segundo 30, o terceiro 40. A dupla que primeiro fizer o quarto ponto vencerá o game, desde que tenha uma diferença de dois pontos. Se houver empate em quarenta, a pontuação recebe o nome de ‘iguais’. O ponto seguinte é denominado ‘vantagem a favor’ ou ‘vantagem contra’, da dupla. Dependendo de quem vencer o ponto, a contagem volta para ‘iguais’. A dupla que primeiro somar seis “games”, desde que o faça também com diferença de dois “games”, terá vencido um “set”.

 

Curiosidades sobre o padel!

- O melhor jogador de padel do mundo é o brasileiro Pablo Lima, que ao lado do argentino Fernando Belasterguín, foi o número um por três temporadas seguidas.

- A primeira vez que o Brasil recebeu uma etapa do circuito mundial de padel foi em novembro de 2019, em São Paulo.

- Jogadores de futebol também são adeptos ao padel, principalmente os que jogam na Europa como Neymar Jr. e Messi. 

- Na Fórmula 1, Fernando Alonso também se divide entre pilotar e praticar padel.

 

Agora que você conhece as regras básicas para iniciar o padel, basta equipar-se adequadamente para poder aproveitar o jogo. Em breve no Aquarela Hamoa, em Alta Floresta, será possível praticar esse esporte que melhora a coordenação motora, o reflexo, a elasticidade, queima calorias e ajuda a tonificar os músculos. O bairro planejado aberto será o primeiro empreendimento da JMD Urbanismo a possuir uma quadra para a prática do padel.

 

 


Leia também: Conheça 6 benefícios do tênis 

Deseja conhecer nossos empreendimentos?
Empreendimentos inovadores, com a qualidade de vida que você e sua família merecem.
VER OS EMPREENDIMENTOS