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Estamos passando por uma mudança de hábitos de consumo em relação à habitação.
Há alguns anos as pessoas desejavam um imóvel padrão. Hoje o consumidor não busca apenas uma casa ou apartamento para morar, mas sim, um lugar para viver! O desejo não é mais apenas a habitação como principal serviço.
Atualmente se busca por serviços englobados na moradia como segurança, comodidade, itens adicionais, alimentação, dentre outros.
Ou seja, esses fatores além de gerar uma nova perspectiva para empreendimentos imobiliários, também, exigem um conjunto de novos serviços associados.
É possível observar essa transição no consumo do serviço de moradia. Esse processo ficou mais evidente nesta última década no Brasil, onde houve um aumento de renda, surgimento de bolsões de crescimento econômico, gerando renda adicional e demanda por novos serviços associados à moradia.
Deixa-se de absorver o que chamamos em Economia de produtos básicos para consumir produtos de luxo.
A tendência é que quando há aumento de renda, há mais consumo. As pessoas consomem mais segurança, comodidade, bem-estar, gastronomia, etc.
Esse é um aspecto importante para ser analisado por quem vai investir em bens imóveis. O produto imobiliário não é mais apenas uma “commodity habitacional”, agora é um mix do produto principal com um pacote de serviços, que necessita acompanhar o crescimento da renda e a demanda adicional dos clientes.
Se a renda continua crescendo nas regiões em desenvolvimento, o consumo de serviços vai seguir se expandindo.
O consumo de serviços é uma tendência contemporânea por vários aspectos: a população brasileira cada vez mais se urbanizou. Esta condição gera a demanda por consumo de serviços nas cidades em expansão.
Estamos também passando por uma mudança geracional. Esta geração dá menos atenção à propriedade, ao bem em si. Ela quer aproveitar os momentos, ter a percepção de segurança e serviços à disposição.
Neste quesito, os imóveis de alto padrão se encaixam como uma solução para atender essa nova demanda de mercado.
A exemplo, há 30 anos o produto imobiliário era um loteamento ou condomínio. Hoje em dia, os empreendimentos de alto padrão são muito mais chamativos pelo conjunto de serviços que oferecem do que pelo terreno, a área, a metragem quadrada.
Inclusive o marketing voltado para esse público enfatiza bem-estar, o pacote que inclui o novo estilo de vida e outros fatores que essa geração e seu novo padrão de consumo estão buscando: o estilo de vida, o status.
Dentro desse conjunto de novas demandas urbanas, principalmente no Brasil, é extremamente relevante destacar a importância da segurança.
Como os centros urbanos sofrem com a patologia urbana da insegurança e do medo da violência, a segurança tornou-se essencial nesse pacote de serviços e ela é um dos elementos fundamentais pelos quais as pessoas tomam a sua decisão de moradia. A demanda que foi gerada acaba criando esse mercado novo, de novos produtos e produz esse pacote de serviços de alto padrão.
Por isso, escolher imóveis de alto padrão com serviços associados significa não apenas poder usufruir do que é oferecido, mas também ter a certeza de que está investindo em uma tendência de mercado. Sendo assim, o investimento tende a valorizar-se por estar acompanhando as transformações da sociedade e atendendo às novas demandas por comodidade e segurança.
Economista