Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Fale Conosco

Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453

66 3531 9505

Fale pelo WhastApp

556692814165
31 de JANEIRO de 2020
Saiu na imprensa Saúde Estilo de vida

Exercícios físicos e convivência com a família e amigos auxiliam no envelhecimento saudável

A OMS adotou o termo Envelhecimento Ativo para expressar a visão de um envelhecimento positivo

 

Um idoso para ser considerado saudável deve conseguir gerenciar suas atividades diárias e determinar quando, onde e como será seu lazer, convívio social e trabalho, pois, mantém a autonomia, é feliz e integrado socialmente. “Ser ativo na sociedade e não apenas fisicamente. Participar ativamente de atividades públicas e estar ciente de suas capacidades para continuar vivendo de maneira plena durante a velhice. A Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou o termo Envelhecimento Ativo para expressar a visão de um envelhecimento positivo. A ideia é estimular os idosos a se manterem em forma, fisicamente e psicologicamente, para que tenham saúde e sejam participativos em todos os âmbitos da sociedade”. Diz o Dr. Caio Caldi, especialista em Saúde do Idoso.

 

 

Os exercícios controlam o peso, protegem o coração e, segundo as Diretrizes de Atividade Física para Americanos, reprimem doenças neurológicas como o Alzheimer, turbinam o raciocínio, a memória e o bem-estar mental. Doenças cardíacas e vasculares, osteoporose e depressão também podem ser prevenidas com a prática de atividades físicas e o ideal é que o idoso se movimente de 3 a 4 vezes por semana intercalando aeróbico e musculação.

 

 

As atividades físicas são determinantes para que um idoso amplie sua capacidade de equilibrar-se, melhore sua saúde e aumente a longevidade, porém, antes de decidir tirar o par de tênis do armário, a primeira coisa a se fazer é um check-up, que irá descrever o atual estado de saúde do paciente.

 

 

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas. Exercícios físicos podem atuar na melhoria das perdas funcionais, que estão relacionadas também a inatividade e atrofia dos membros, ter disposição para enfrentar desafios como subir escadas, cozinhar, sentar e levantar sozinho, tempo de reação para evitar quedas e flexibilidade para que não sinta dores ao se locomover.

 

 

A possibilidade de movimentar-se também garante o bem-estar na terceira idade, pois, os idosos sentem-se mais livres e independentes seguindo a própria rotina. Viver em um bairro planejado, moderno e pensado em cada detalhe, com foco no bem-estar de seus moradores e da comunidade ao redor ajuda os idosos a envelhecerem mais ativos.

 

 

Esses empreendimentos geralmente oferecem mais segurança, área para a convivência e a comodidade de reunir muito do que as pessoas precisam sem a necessidade de se locomover por grandes distâncias. A adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, atividade física, mental e o convívio social podem auxiliar na prevenção de situações de risco para as pessoas acima de 60 anos e no processo do envelhecimento saudável.

 

 

Em breve o Aquarela Hamoa Bairro Planejado Aberto disponibilizará uma orla de esporte e lazer com estruturas que irão auxiliar os idosos a praticarem exercícios com a academia ao ar livre, pista de caminhada e um bosque que permitirá o fortalecimento dos vínculos familiares e o convívio comunitário, criando possibilidades de fazer novas amizades e compartilhar histórias aumentando a autoestima, afastando a depressão e a solidão.

 

Fonte: Assessoria

 

Matéria publicada no jornal impresso O Diário e no site Notícia Exata

Deseja conhecer nossos empreendimentos?
Empreendimentos inovadores, com a qualidade de vida que você e sua família merecem.
VER OS EMPREENDIMENTOS