Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

Fale Conosco

Avenida Eiffel, 819 - Aquarela das Artes Bairro Planejado,
Sinop/MT - 78.555-453

66 3531 9505

Fale pelo WhastApp

556692814165
31 de JULHO de 2018
Saúde Estilo de vida

Áreas verdes são sinônimo de mais saúde

Vive mais e com mais saúde quem mora perto de áreas verdes. Pesquisa financiada pelo Departamento de Saúde Pública dos Estados Unidos mostrou que a incidência de doenças crônicas diminui e que a expectativa de vida aumenta entre a população de bairros mais verdes em comparação a aqueles mais “cinzas”.

 

Parceria entre o Departamento de Parques e Recreação de Miami e os cursos de Medicina e Arquitetura da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, a pesquisa levou em conta moradores do condado de Miami-County com mais de 65 anos. O grupo cruzou dados do Medicare (sistema de assistência médica implantado pelo presidente Barack Obama) com o NVDI, índice que mede o quão verde é um bairro com base em imagens de satélite.

 

Nos bairros mais verdes, a incidência de diabetes foi menor em 14% e a de hipertensão, em 13%. Os casos de hiperlipidemia (excesso de gorduras, como colesterol, no sangue) caíram 10%. O número total de pessoas que apresentaram algum tipo de condição crônica foi 4,9% menor, nestas regiões. Na prática, segundo os pesquisadores, são três anos a mais de vida.

 

O impacto foi maior para a população de menor renda. Morar perto ou longe da vegetação fez mais diferença para os 25% mais pobres (ganhos de até US$ 31,6 mil ao ano). São pessoas que vivem em comunidades onde há prevalência de mulheres, idosos e “minorias raciais” (negros e hispânicos). E que costumam ter mais doenças crônicas do que as classes média e alta, segundo dados do estudo.

 

Segundo a engenheira agrônoma Tiana Moreira, especialista em gestão ambiental urbana, com mais vegetação diminui a poluição do ar, a pessoa tem menos chances de ter problemas cardíacos. Além disso, morar perto de parques aumenta a prática de atividade física, o que melhora a saúde, a presença de árvores diminui a temperatura das cidades e o stress, por tornar o ambiente mais agradável de ser observado.

 

A vegetação impacta até a subjetividade, segundo a professora Teresinha Maria Gonçalves, que coordena um laboratório de psicologia ambiental na Unesc, em Santa Catarina. “A natureza estimula as dimensões simbólica e estética. Alimenta a alma, as pessoas ficam mais felizes, produzem hormônios de felicidade, oxigena o cérebro. Tudo melhora, corpo e alma”.

 

Leia mais.

Deseja conhecer nossos empreendimentos?
Empreendimentos inovadores, com a qualidade de vida que você e sua família merecem.
VER OS EMPREENDIMENTOS